curriculum vitae

Passamos a vida a falar de como ganhar dinheiro, ate já falamos de como poupar dinheiro, mas depois da proposta para emprego que coloquei no blog no outro dia, resolvi pensar e pesquisar um pouco de o que podemos fazer para ter maior sucesso arranjar um emprego.

Com taxas de desemprego tão elevadas, temos que fazer algo diferente dos restantes candidatos senão somos mais um curriculum numa secretaria.

Todas as ofertas de emprego pedem o curriculum vitae, é algo que o vai vender a essa empresa. Tem que ser algo que depois de ler a pessoa dos recursos humanos pense: é mesmo isto que eu preciso!

Lembre-se que o seu curriculum vitae é a primeira coisa que o divulga, por isso esteja atento as próximas 6 dicas:

  • Mantenha o currículo actualizado e completo: Este é o primeiro ponto e a minha primeira sugestão. Tenha sempre o cuidado de manter o currículo actualizado, pois ocultar formações que fez entretanto ou empregos por onde andou não é positivo, especialmente se valorizam o seu currículo. Deve também ter o cuidado de manter actualizados os seus contactos, pois é muito grave se a empresa não conseguir contactar consigo!
  • Cuidado com a apresentação: Aqui ainda me refiro ao seu currículo. Não estou aqui a discutir se deve ou não usar o europass ou criar um template seu. Uma coisa deve ter cuidado, se vai entregar pessoalmente em papel não fica bem entregar em papel todo sujo, onde mal se consegue ler tudo porque a tinta esta acabar ou cheio de dobras. Lembre-se mais uma vez que esta é a sua imagem que esta a passar para a empresa! Caso envie online tenha o cuidado de ter um email apresentável. Eu já recebi emails com currículos onde o remetente era: bebe_fofinha_69@hotmail.com! Acredite que tudo isto conta no momento de triagem.
  • Regra das 2 paginas: Para quem analisa centenas de currículos por dia, acredite que quanto menos paginas melhor! Se o recrutador reparar que o currículo tem mais do que 2 paginas é bem provável que vá directamente para o lixo. Mantenha toda a informação mais recente, não interessa indicar onde fez o 9º ano se já tem uma licenciatura!
  • Adapte o seu currículo a oferta: Ter um currículo genérico para enviar para todas as empresas pode nem sempre ser boa ideia, especialmente em cargos muito específicos  Tente sempre analisar e ler antes de enviar e pense como seria se estivesse na posição do recrutador.
  • Inclua voluntariado e outros interesses que tenha: Fazer voluntariado ou praticar ténis pode ser uma vantagem em recruta-lo para um determinado cargo. Tenha sempre o cuidado de colocar essa informação no seu currículo.
  • Inclua referencias: Se trabalhou com pessoas conhecidas, indique sempre no seu currículo. Fica bem ler que trabalhou em conjunto com o economista ABC e com o Doutorado XPTO.
(Visited 144 times, 1 visits today)