Desde já informo que este é um Guest Post enviado pelo blogueiro Adriano Luz que bloga no Afiliados na Web. Neste fantástico artigo poderás ver quais as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de remunerações oferecidas pelos programas de afiliados e também qual delas deves usar para obteres maiores rendimentos com o teu blog.

Programas de Afiliados são sem dúvidas a forma de remuneração que mais tem sido utilizadas por bloggers e webmaster´s para rentabilizar seus projectos e, a escolha da campanha correta e do melhor programa de afiliados pode fazer uma grande diferença nos valores gerados em um blog ou site.Analisando melhor estas plataformas e seus anunciantes, percebemos que existem diferentes tipos de forma de pagamento de campanhas, que podem variar entre CPC (Custo por clique), CPA (Custo por Ação), CPV (Custo por venda ou comissão) e CPL (Custo por Lead). Estas são as formas de pagamento mais comuns das campanhas que encontramos em programas de afiliados, o que gera muita dúvida em alguns bloggers sobre quais são as mais rentáveis.

  • Como Fazer um Banner Para um Blog Usando BannerSnack
  • Como escolher o nicho mais rentável
  • Como Retirar Navbar do Seu Blog 

 O que normalmente vejo em bloggers iniciantes é a preferência sempre por programas de afiliados e campanhas que trabalham com CPC, talvez por não terem o conhecimento necessário para avaliar o fator de conversão e consequentemente de outros tipos de campanhas. Já com pro-bloggers mais experientes, campanhas como CPA, CPV já tem uma força maior e tendem a ser as com maior rendimento.

  • Leia Também – O melhor programa de afiliados


Quais as vantagens e desvantagens do CPC 

O CPC é o tipo de remuneração de campanha que não causa risco algum ao blogger, deixando o risco somente com o anunciante. Quando digo risco, me refiro ao fato de que a qualquer clique o anunciante pagará o valor ao blogger, mesmo se este clique não vier a gerar um cadastro ou uma venda para quem esta anunciando. Este tipo de campanha, não depende de fatores como a qualidade do produto e serviço oferecido pelo anunciante, valor baixo ou alto destes produtos, confiabilidade do anunciante, e outros mais relacionados a uma venda na Internet  Apesar de ser um tipo de campanha que não traz risco aos afiliados, as campanhas CPC podem não ser as mais lucrativas em casos de blogs que são especializados em um determinado nicho, onde encontramos campanhas que sejam totalmente compatíveis com outras formas de remuneração.

Quais as vantagens e desvantagens do CPV Diferentemente das campanhas do tipo CPC, as que oferece uma comissão por venda gerada através dos anúncios não oferece risco aos anunciantes e oferece ao afiliado. Isto se deve ao fato de que se o leitor que clicar no banner não realizar a compra do produto ou serviço, o blogger não é remunerado. Por outro lado, a cada venda que realizamos os valores podem ser incrivelmente maiores que o valor de um único clique. Este tipo de campanha, se bem explorada pode trazer altos retornos financeiros para um blog, porém para isto é necessário um alto grau de segmentação para que consiga um retorno adequado. Ou seja, para conseguirmos extrair o máximo proveito de campanhas do tipo CPV, precisamos veicular banners e links de produtos e serviços relacionados ao conteúdo de nossas páginas, aumentando significativamente a taxa de conversão e elevando nossos ganhos.
Em conclusão, para quem deseja algo sem risco algum, o mais recomendado talvez seja campanhas que oferecem o tipo de remuneração CPC, porém as campanhas do tipo CPV podem ser mais rentáveis, dependendo de onde e da forma em que são veiculadas. Independentemente do tipo de campanha que escolher, o que recomendo sempre é a realização de testes e medição de resultados, como forma de verificar o retorno de cada uma.
 E você, quais tipos de campanhas tem trabalhado?

Quer ganhar dinheiro? Subscreva o Lucrar Com Blog