Criar um forum cada vez é mais fácil, existem ate sites que nos permite criar um forum grátis, mas que tem as suas desvantagens, especialmente que ficamos limitados ao uso de recursos.

Hoje vou ensinar como pode criar um forum facilmente utilizando a ferramenta Softaculous disponível na maior parte das empresas de alojamento.

O script de fóruns gratuito mais utilizado é sem duvidas o phpBB e é sobre esse que vamos aprender a instalar.

Para poderem seguir este tutorial, devem dispor de uma conta alojamento linux, com cpanel e o plugin Softaculous.

Como criar um forum facilmente utilizando o Softaculous

Aceder ao vosso cpanel na vossa conta de alojamento.

Procurar pelo separador Softaculous conforme a imagem:

cpanel1

Como podem ver aparece alguns dos Scripts que podem instalar(Alguns alojamentos podem só ter um Icone a dizer Softaculous, basta clicar sobre ele), incluindo o phpBB, clicamos sobre o mesmo:

cpanel2

Conseguimos aqui verificar as varias instalações que temos, informação sobre o script, ultima actualização, aceder a demo e claro, podemos clicar em Instalar para proceder a instalação.

Surge assim uma pagina para colocarem os dados acerca do vosso forum, algo como a imagem:

cpanel3

Cada forum tem os seus dados, devem colocar o nome, a descrição, dados da conta de administador, incluindo uma senha segura, etc. Podem ainda mudar a língua do forum, onde se inclui o Português.

Por baixo surge o botão Instalar. Basta clicar ai.

Aguardam que a instalação seja feita e surgira uma pagina a indicar a conclusão da instalação, onde surgem os links de acesso ao vosso forum.

Como viu é bem fácil criar um forum online.

(Visited 168 times, 1 visits today)