prestashop

Uma das maneiras de ganhar dinheiro online, é vendendo algo, assim vamos aprender a construir uma loja online.

As lojas online são um site que tem como base uma plataforma de gestão (quer de produtos como clientes) associada a um carrinho de compras. Isto permite assim o nosso cliente fazer uma compra no nosso site de forma rápida  e fácil. Por outro lado permite a nos, administradores da loja, uma gestão fácil de todos os produtos, clientes e vendas.

Em termos genericos, uma loja online funciona sempre de uma maneira muito simples. O cliente vai ao site, escolhe os produtos, finaliza a compra, o vendedor da loja finaliza o processo confirmando o pagamento e envia a encomenda ao cliente.

Para facilitar então toda esta gestão existem no mercado varias plataformas, umas gratuitas e outras pagas. Hoje vou vos falar de uma gratuita que é muito boa e já teve mais de 2 milhões de downloads. Falo do PrestaShop.

Um projecto que já conta com alguns anos, de codigo aberto, tendo actualmente mais de  275 funcionalidades!

Podem fazer o download no site oficial. A plataforma da loja é desenvolvida em PHP com base de dados em MYSQL, por isso qualquer alojamento linux serve para alojar a sua loja.

O PrestaShop está disponível em 41 idiomas, estando assim incluído o português.

Após fazermos o download dos ficheiros do PrestaShop, devemos coloca-los no nosso alojamento. Depois disso basta executar o endereço do vosso site e serão encaminhados para o instalador. Passos simples que vos pedem para colocar os dados da loja. Caso mesmo assim existam duvidas podem ver neste video como fazer.

Após a instalação, devem pensar quais os métodos de pagamento que a vossa loja vai aceitar. O PrestaShop inclui integrado já 18 meios de pagamento que podem utilizar. Claro que o Paypal, Hipay, Cheque e Transferência bancária fazem parte dessa lista.

Depois da loja instalada já podem fazer toda a gestão da vossa loja, devem também pensar nas transportadoras que vão tratar de fazer chegar os vossos produtos a casa do cliente.

Termino assim esta pequena introdução. Espero que tenham aprendido a a construir uma loja online. Em breve espero criar novos artigos como pequenos manuais de cada um destes assuntos, para facilmente aprenderem e tirarem duvidas sobre a gestão diária da vossa loja.

Deixo-vos ainda o exemplo de como fica uma loja online com PrestaShop: http://qualquercoisa.pt

(Visited 83 times, 1 visits today)